F1 2014 #6

No penúltimo dia dos testes em Sakhir a história fez-se com Massa a conseguir a melhor volta de todos os testes realizados até agora e com Vettel e o seu RedBull a defraudar cada vez mais as expectativas de tudo e todos (até adversários) ao não conseguir sequer levar o carro a completar uma única volta à pista. Posto isto a RedBull reuniu de emergência e partindo amanhã para o último dia de testes, pensa-se que nada irá mudar e que o início daqui a 12 dias será  bastante penoso para todos dentro da equipa. Neste momento até já se fala numa espécie de jogada e bluff dentro da equipa, para tentar evidenciar fraqueza e aparecer em Melbourne num nível muito acima do esperado, mas tal seria estúpido, pois apenas andariam a queimar testes preciosos para melhorar o carro competitivamente.

Redbull1

 

De resto o carro de Vettel ainda chegou a sair das boxes, mas poucos metros à frente, antes de abandonar o pit, já estava parado, com o Alemão a deixar o carro e voltar para as boxes pelo próprio pé, isto ainda na sessão matinal.

Vettel

 

Pouco depois o que se viu foi os elementos da equipa técnica empurrarem o veículo de volta à garagem para tentar suprimir as lacunas e fazer com que o campeão em título conseguisse uma boa tarde de treinos, isto depois de ontem Ricciardo até ter conseguido um razoável upgrade àquilo que foram os mais recentes treinos da equipa.

Vettel1

 

Na sessão da tarde a coisa não melhorou e desta vez o carro ainda chegou a entrar em pista, no entanto nem um minuto durou a volta de estreia de Vettel nestes últimos treinos sendo que o carro viria a parar novamente com um problema eléctrico e teria de ser rebocado para voltar às boxes.

RedBull

 

De resto Grosjean teve praticamente a mesma sorte, mas o francês ainda conseguiu 33 voltas cronometradas, sendo que ficou com o 8º tempo do dia, no entanto viu o seu carro também ter de ser rebocado devido a uma paragem em pista, que de resto e como temos referido continuamente, tem afectado todos os carros de motor Renault devido a problemas técnicos (primeiro o sobreaquecimento dos turbos, agora problemas eléctricos). Além destes dois, também Sutil e o seu Sauber não viram mais que uma volta conseguida, sendo que depois o motor também decidiu dar problemas e forçar a que o carro regressasse às boxes e não mais saísse.

Grosjean

 

Pouco importados com estes problemas estiveram os restantes que se viram em pista, Massa conseguiu o melhor tempo e ainda conseguiu realizar os últimos testes para a aerodinâmica do carro ficar totalmente calibrada, no entanto a obtenção do melhor tempo ficou-se bem para o fim do dia, pois Nico Rosberg (Mercedes) deu bastante luta e andou sempre muito perto, mas Massa e a Williams decidiram sair para a pista no final da tarde e Massa conseguiu uns brilhantes 1:33:258, com Rosberg a ficar então a 0,226 segundos do Brasileiro. Pelo terceiro posto apareceu Kimi Raikkonen, a perder quase 2 segundos para os dois da frente, o que indica que ainda é preciso aprefeiçoar mais o seu Ferrari. Conseguiu apenas 87 voltas e no fim disse que “não tinha sido um dia fácil e esperava ter conseguido mais”, curto e conciso, ao seu estilo, fechou assim os seus testes e agora só o veremos em Melbourne.

Raikkonen

 

Nas posições seguintes apareceram Magnussen, Kvyatt e Sutil, respectivamente McLaren, Toro Rosso e Force India, nas 4ª, 5ª e 6ª posições. Pior a Force India em relação a ontem, normal a prestação de Magnussen (deverá ser o rookie da época) e uma boa obra de Kvyatt que apesar do pouco tempo que tem tido em pista com o seu Toro Rosso conseguiu fechar os treinos (para si) com um bom resultado, o que pode motivá-lo bastante.

Treinos de Sábado
1. Felipe Massa, Williams, 1m 33.258s, 99 laps
2. Nico Rosberg, Mercedes, 1m 33.484s, 103 laps
3. Kimi Raikkonen, Ferrari, 1m 35.426s, 87 laps
4. Kevin Magnussen, McLaren, 1m 35.894s, 88 laps
5. Daniil Kvyat, Toro Rosso, 1m 36.113s, 81 laps
6. Nico Hulkenberg, Force India, 1m 36.205s, 115 laps
7. Jules Bianchi, Marussia, 1m 37.087s, 78 laps
8. Marcus Ericsson, Caterham, 1m 38.083s, 117 laps
9. Romain Grosjean, Lotus, 1m 42.166s, 33 laps
10. Adrian Sutil, Sauber, No time, 1 lap
11. Sebastian Vettel, Red Bull, No time, 0 laps

Deixe um comentário