O que eu ando a ver #61

Sevens World Series – Etapa 7 – Hong Kong

A selecção portuguesa de Sevens precisava de um bom resultado no torneio asiático para não colocar em risco a sua manutenção no circuito mundial de rugby de 7.

No evento de Hong Kong, com os nossos mais directos rivais presentes (a Espanha), os resultados obtidos na fase de grupos (derrotas com a Inglaterra por 21-7, Canadá 35-7 e Argentina por 19-7) atiraram-nos para uma situação pouco confortável visto que os espanhóis estavam a obter excelentes resultados no seu grupo contra selecções de topo (derrota por 14-28 contra a Australia, 14-22 contra a Africa do Sul e 14-10 contra a França), resultados que de resto fariam pensar que a Espanha poderia estar embalada para poder vencer ou ir à final da Bowl (pontuando 8 ou 6 pontos, ou à final da Shield 4\2 pontos). O primeiro cenário poderia ser desastroso para a selecção portuguesa.

Nos quartos-de-final da 3ª Taça (Bowl) tivemos tudo nas mãos para podermos somar mais pontos do que aqueles que somámos com a derrota na final da 4ª taça (Shield) frente ao Quénia. No jogo contra os Franceses, os Lobos tiveram à disposição 2 períodos de 2 minutos (7 minutos e meio por parte) em superioridade numérica por cartão amarelo (sin bin de 2 minutos) e nos últimos 3 e meio chegaram mesmo a jogar com mais um jogador devido à expulsão do mais internacional dos gauleses, Julian Albadalejo. O francês foi expulso por agressão a um jogador português.
Portugal abriu o marcador por intermédio de um ensaio de Duarte Moreira no qual o jogador do Belenenses correu praticamente o campo inteiro com bola. Na 2ª parte, o jogador do CDUP Pedro Ávila construir uma excelente oportunidade de ensaio para Tomás Noronha mas o jogador do CDUL não foi capaz de finalizar, tendo sido placado junto à linha de ensaio. O lance acabou com uma falta de Miguel Noronha por toque para a frente.

Na 2ª parte, os franceses viraram a partida para 14-7 e Portugal respondeu com um ensaio fantástico na ponta direita depois de uma jogada na qual Pedro Leal procurou assertivamente ao pé a corrida de Tomás Noronha no flanco direito para o ensaio que colocava Portugal a 2 pontos. O jogador do GD Direito atirou um pontapé de ressalto do canto direito com algum grau de dificuldade e empatou a partida a 14. Na reposição de bola, os franceses foram ao meio-campo português e conseguiram fazer o 19-14 com um ensaio obtido sobre uma disciplicente e ineficaz defensiva portuguesa.

Nos quartos-de-final, os espanhóis perdiam 7-5 contra os Argentinos.

Nas meias-finais da Shield, Portugal bateu o Sri Lanka por 24-19 (3 ensaios de Duarte Moreira e um do experiente David Mateus com 3 conversões de Pedro Leal; Pipoca como é mais conhecido no mundo do rugby tornou-se em Hong Kong o 9º jogador com mais pontos na história da competição) enquanto o Quénia bateu os espanhóis.

Na final da Shield, os Lobos voltaram a perder contra o Quénia por 17-10 num jogo em que Portugal entrou a perder com dois ensaios (não-convertidos) nos primeiros 3 minutos. Duarte Moreira ainda equilibrou a balança a 30 segundos do intervalo com um ensaio que Pedro Leal não conseguiu converter (10-5) mas na 2ª parte, os quenianos com um novo ensaio (convertido) mataram praticamente o jogo. A 30 segundos do final da partida, Adérito Esteves ainda conseguiu reduzir.

Com o pontinho ganho à Espanha, Portugal somou 24 pontos contra 10 dos espanhóis no ranking das Series quando faltam duas rondas para o final

A Nova Zelândia venceu o torneio e lidera o ranking mundial. Faltam as duas etapas europeias. Em Maio, Glasgow e Londres recebem as etapas finais do circuito mundial 2013\2014.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s