Ciclismo 2014 #28

volta catalunha

Volta à Catalunha

4ª etapa

tejay

A 4ª etapa da prova, disputada entre Alp e o alto de Vallter (a 2000 metros de altitude), considerada a etapa raínha da prova, apresentava uma enorme dureza aos presentes. 3 contagens de primeira categoria, 1 de 2ª e uma de categoria especial com chegada em alto fazia da etapa decisiva no que à classificação geral diz respeito.

No alto de Vallter, Tejay Van Garderen confirmou a boa prestação do dia anterior (4º lugar na etapa) batendo Romain Bardet da AG25 em cima da linha de meta no dia em que o líder da AG2R Carlos Betancur abandonou a corrida. Bardet afirmou no final da prova que está na catalunha a fazer a melhor corrida da sua carreira até ao momento.

O dia começou com abandonos de peso. Betancur, Chris Horner (Lampre-Mérida) Julian Arredondo (Trek) e o veterano Tom Danielson abandonaram a corrida. Se o colombiano tinha padecido de um dia muito mau no dia anterior (descolando muito cedo do grupo dos favoritos na subida final), o Norte-Americano não apareceu neste grupo sequer, fruto das imensas lesões que o tem abalado novamente neste início de temporada. Confirma-se portanto o pior cenário que foi afirmado quando o vencedor da Vuelta 2013 foi anunciado como reforço da Lampre: pedir a Horner que corra mais de 60 dias de provas por ano é neste momento excessivo para o Norte-Americano de 42 anos.

A primeira fuga do dia foi protagonizada com gente com muito talento: ao quilómetro 10, Ruben Plaza (Movistar), Thomas de Gendt (3º classificado do Giro 2012; Omega-Pharma-Quickstep), Stef Clement (Belkin) e Maxime Mederel (Cofidis) escaparam e passaram as duas primeiras montanhas do dia. Ao quilómetro 95 chegaram a ter 4 minutos de vantagem. A Katusha, equipa do líder Purito Rodriguez,  acompanhada a partir de certo ponto pela Tinkoff de Contador, deixou os fugitivos irem até certo ponto, assumindo as despesas de persegução precisamente a partir do momento em que estes se viram com 4 minutos de vantagem. Com Thomas de Gent no grupo, um ciclista que faz do seu contra-relógio o seu forte mas que já provou conseguir passar bem a média e a alta montanha, dar mais tempo de avanço a este grupo poderia perigar a liderança de Purito Rodriguez.

Ao quilómetro 138, 6 km depois da contagem de 1ª categoria no Alto de Rocabruna o colombiano José Serpa (Garmin) decidiu saltar do grupo principal para tentar a sua sorte com vista à vitória na etapa. Serpa rapidamente chegou perto dos fugitivos. Nesta fase da corrida, restavam De Gendt e Plaza na frente como de resto seria evidente desde o início da fuga. 3 quilómetros depois De Gendt saltou do pelotão e conseguiu alcançar uma vantagem de 30 segundos sobre os perseguidores.

Começava a subida para Vallter

No pelotão, Sky e Katusha tentavam anular a diferença para os fugitivos. David Lopez Garcia comandava o pelotão e iniciava o trabalho para Chris Froome. O espanhol está a revelar-se como o gregário de luxo do inglês para esta temporada, indiciando que dentro da Sky poderão existir algumas mudanças na orgânica da equipa visto que ao que tudo indica, Richie Porte será o chefe-de-fila da equipa no Giro de Itália.

Numa subida disputada com algum tacticismo (Moreno, Purito, Contador, Froome, Quintana marcaram-se e vigiaram-se durante toda a subida) o único ataque no grupo dos favoritos viria do francês Warren Barguil da Giant-Shimano. Sem sucesso. Van Garderen haveria de sair a poucos metros da meta para vencer a etapa e ganhar alguns segundos à concorrência.

catalunha 4

Na Geral, a classificação ficou assim:

catalunha 5

P.S: Devido às limitações do meu tempo pessoal, amanhã escrevo sobre a etapa de hoje e sobre a etapa de amanhã da Volta à Catalunha, bem como de uma clássica disputada hoje na Bélgica, a corrida de Harelbeck.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s