Superbock! Fresquinha! #87

superbock

Se assim o é, a lógicas perguntas que faço são: onde é que foi gasto tanto dinheiro? Porque é que o FC Porto SAD continua a apresentar um passivo acima dos 3 digitos de milhões de euros se, teoricamente, com orçamentos anuais de 60 milhões de euros desde a contabilização destas receitas, só as receitas das transferências chegavam para custear os orçamentos anuais da SAD? Se por um lado a esse valor deverão subtrair-se os valores liquidos pagos a empresários, a terceiras partes detentoras de passes de jogadores, a empresários e a bancos que intermediaram negócios, caso do BMG, por outro lado a receita do Porto não se cinge apenas à venda de jogadores (direitos televisivos, receitas da UEFA, receitas de bilhética, merchandizing, sponsorship, quotização de associados, outras receitas que renderam nos últimos exercícios declarados cerca de 35 a 40 milhões de euros) assim como se deve considerar que o orçamento anual estabelecido poderá ter desvios.

Existem muitas mas mesmo muitas rubricas muito dúbias nos relatórios de contas que são apresentados pela SAD portista. Mais dúvidas tenho quando tento aferir a veracidade de algumas. Não considero possível que um clube que teve tudo nos últimos anos para ser um dos mais ricos do mundo, não só tenha um passivo consolidado de 212 milhões de euros por abater como ainda apresente resultados semestrais (primeiro semestre da temporada 2013\2014) negativos de 30 milhões de euros.

Há uns meses atrás, levantou-se um celeuma na comunicação social relativmente à mentira de Godinho acerca do real valor dispendido nas aquisições de Elias e Labyad. Mais milhão, menos milhão, mais um pai-observador (no caso do holandês) menos um pai-observador (fícticio) a Godinho Lopes pode ser imputada a culpa por omissão: inseriu as rubricas nos relatórios de contas mas mentiu aos associados do Sporting da forma mais descarada possível. Porém, quem analisar estes relatórios de contas do FC Porto fica claramente com a sensação que existe mais vida para além da Torre das Antas. Boas vidas!

Advertisements

4 thoughts on “Superbock! Fresquinha! #87

  1. “o FC Porto teve tudo nos últimos anos para ser um dos mais ricos do mundo”. o quê? tu és mesmo doente, acreditas mesmo naquilo que escreveste?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s