O que eu ando a ver #54

Manhã de domingo nervosa e emotiva no Miribilla em Bilbao. 10 mil espectadores assistiram aquele que pode ser o último jogo da equipa do Bilbao esta temporada. A equipa da casa, o Bilbao Basket, histórico clube do basquetebol espanhol, presença habitual nos playoffs da Liga Endesa nas últimas temporadas, recebeu o líder (invicto em 24 jornadas da fase regular) Real Madrid num verdadeiro cenário de crise. O combinado de 39 pontos obtidos por Sérgio Rodriguez, Rudy Fernandez e Sérgio Lllul decidiram o jogo. Contudo, a exibição do trio dourado do Real Madrid não é o main theme deste post.

A crise económica que se vive em Espanha atingiu a maior liga europeia. No sábado, o capitão da equipa de Bilbao, o veterano internacional espanhol Alex Mumbru, anunciou a abertura de um período de greve depois do jogo contra o Real. Acontece que o principal investidor da equipa basca Gorka Arrinda retirou a sua posição de accionista da equipa basca e os restantes investidores não conseguiram até ao passado fim-de-semana angariar investimento para a equipa. Ainda se falou da possibilidade do grupo IMQ poder assumir a posição de investidor mas o conselho de administração da seguradora decidiu não avançar.

Com salários em atraso Mumbru afirmou que a situação é insustentável. Cansados de promessas, os jogadores reuniram-se e iniciaram um período de greve até que as obrigações salariais sejam cumpridas. O capitão da equipa afirmou que esta alinhou frente a Real porque seria desleal perante a “affición” não o fazer. No Miribilla, apesar da derrota, o público basco respondeu em peso e aclamou os seus jogadores. Os aficionados da equipa basca também estão a tentar arranjar uma solução que permita a continuidade do clube. Se a Liga Endesa terminasse agora, a equipa de Mumbro e do internacional belga Axel Hervelle (outrora considerado o melhor basquetebolista espanhol) estaria com a manutenção assegurada na 12ª posição com 9 vitórias e 15 derrotas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s