Antevisão: Sporting x FC Porto

Dentro de 2 horas, começa o clássico Sporting x FC Porto, que poderá ser decisivo nas contas finais do campeonato, principalmente em termos de definição do segunda e terceiro lugar. O Sporting encontra-se em segundo lugar, mas o FC Porto está apenas 2 pontos atrasado.

Antes de mais, prevejo um jogo muito, muito quente. Antes, durante e depois do jogo. A polémica em torno das arbitragens não irá beneficiar em nada o ambiente do jogo. Antes e depois, poderão existir confrontos entre ambos os adeptos e exageros de parte a parte relativamente ao meio ambiente e às forças de segurança. Durante, vamos ter um jogo quente, onde as duas equipas vão meter toda a atitude em campo e não vão facilitar a vida ao árbitro. E sim, porque o árbitro é melhor que o Olegário, mas o que não significa que seja grande coisa. E prevejo que o Proença fará erros. Muitos erros. Resta saber para que lado.

Mas agora, falando do jogo, julgo que a chave poderá estar na forma como os pilares de ambas as equipas, William Carvalho e Fernando forem anulados e manietados do seu raio de ação. William Carvalho é um jogador importante na manobra ofensiva da equipa relavitamente à primeira fase de construção, e pressioná-lo de imediato poderá ter frutos para o FC Porto. Caso aconteça, Leonardo Jardim terá de ser inteligente e colocar uma ajuda mais próxima de William Carvalho na zona vertical (Rojo) ou lateral (recuar Adrien na primeira fase de construção e envolver mais os laterais). Não me parece que William Carvalho tenha muito espaço para aplicar os passes verticais, excepto nos últimos 30 minutos. Já Fernando, é um pilar importante e o seu raio de ação estende-se na zona central do início do segundo terço do FC Porto. O Sporting não costuma procurar muito a zona central para atacar, portanto será possível que Fernando procure pressionar mais alto e envolver-se nas dobras laterais devido à envolvência de Cedric e Jefferson no ataque. É um jogador com dificuldades em construir e parece-me ainda não estar na sua melhor forma nesse aspecto, e uma pressão eficaz poderá dar frutos.

Em segundo lugar, o FC Porto poderá beneficiar da força que tem no ataque, já que a qualidade individual sobrepõe-se de forma gritante ao Sporting. Enquanto no meio campo a situação até está equilibrada, o ataque do FC Porto tem tudo para causar todas as dificuldades ao Sporting, principalmente pelas diagonais dos laterais pela zona central e pela capacidade de Jackson Martinez. O Sporting tem de ter a equipa junta e compacta no processo defensivo, e de preferência não deixar que a bola chegue à vontade para Quaresma e Varela.

Em terceiro lugar, há uma equipa com clara vantagem no aspeto das bolas paradas ofensivas e defensivas. O FC Porto poderá jogar muito pelas alas de forma a ganhar livres laterais e cantos, já que têm, numa só equipa, 4 torres: Abdoulaye, Mangala, Jackson Martinez e Fernando. O Sporting só tem 3: Rojo, Dier e William Carvalho, e os 3 são claramente inferior em jogo aéreo aos 4 do FC Porto. Daí existir alguma possibilidade de Slimani até ser titular, para dar esse apoio defensivo. Contudo, a construção de jogo do Sporting poderá ser danificada com um jogo mais direto, e acho que Leonardo Jardim pensará em Montero para os primeiros 60 minutos, pelo menos.

Os onzes prováveis, a meu ver:
Sporting – Rui Patricio; Jefferson, Rojo, Dier, Cedric; William Carvalho, Adrien, André Martins; Carlos Mané, Montero, Carrillo
FC Porto –
Helton; Alex Sandro, Mangala, Abdoulaye, Danilo; Fernando, Defour, Carlos Eduardo; Quaresma, Jackson Martinez, Varela

Prevejo um Sporting a tentar ter bola e a procurar controlar as incidências do jogo. Irão tentar envolver os laterais até ao início do segundo terço apenas, porque do outro lado está Varela e Quaresma. A equipa vai estar um pouco mais compacta do que o normal para as ajudas estarem mais próximas para juntar os sectores e permitir a luta pela segunda bola. Montero vai procurar fazer de falso 10 com frequência e combinar com Carrillo e Carlos Mané de forma a confundir as marcações de Mangala e Abdoulaye, que são ótimos no jogo aéreo e na capacidade de desarme, mas algo lentos em termos de antecipação e pecam no posicionamento. Mané será requisitado com frequência pela sua irreverência. Jefferson irá subir com frequência devido à tendência de Danilo flectir para a zona central para defender, o que deixa o flanco aberto para cruzar. Para o Sporting ganhar, terá de ser uma equipa em grande nível, a lembrar a primeira metade na temporada, e a probabilidade do Sporting vencer aumenta conforme o bom rendimento de William Carvalho, Carrillo, Montero e, em segundo plano, Adrien, André Martins e Cédric. Slimani deverá entrar, e caso esteja empatado ou Sporting a perder, deverão entrar Heldon e Capel para dar irreverência ao sector e sacar amarelos.

Já o FC Porto vai procurar ter menos bola mas jogar na transição rápida devido às características dos seus extremos. Também será benefíco para ganhar lances de bola parada (cantos e livres laterais). Carlos Eduardo irá apoiar Jackson na grande área com frequência porque sabe como aparecer. Defour terá de ter muito pulmão para aguentar o meio-campo nestes momentos já que Fernando poderá ser mais fixo em frente aos centrais. Alex Sandro e Danilo não deverão aventurar-se em demasia na primeira parte, mas poderão ter mais instruções atacantes na segunda. Ghilas deverá entrar e poderá ser o joker do FC Porto para este jogo. Herrera poderá substituir Carlos Eduardo para dar pulmão ao sector quando este se desgastar, já que só aguenta 75 minutos.

Previsão: 1-1. Marcam Montero e Mangala. Jogo quente, haverá 1 expulsão e 2 lances polémicos, 1 em cada área.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s