imbecilidade do dia

«A arbitragem de Vasco Santos foi prejudicial para ambos os lados e não beneficiou ninguém. Poder-se-á dizer que houve uma arbitragem não com dualidade de critérios, mas infeliz e tanto alarido só pode ser a pensar nos próximos jogos. O Sporting está a fazer campanha para as próximas jornadas, mas é um problema deles e não tenho nada a ver com isso. Cada um gere a sua casa como entende», – Fernando Oliveira, presidente do Vitória de Setúbal.

Ponto 1: Depois de refectir sobre as declarações proferidas por António Oliveira no Dia Seguinte, escritas aqui, cada vez sou mais de acordo, à semelhança daquilo que é regulamentado noutras ligas, como a dita Premier League, aquela Liga cujas regras são muitas vezes postas em analogias baratuchas à realidade da merda do nosso futebol, à proibição dos empréstimos de jogadores entre equipas do mesmo escalão. O problema vem detrás. Muito se falou no passado do facto de Porto, Benfica e Sporting terem dezenas de jogadores emprestados às equipas da primeira Liga. A própria Liga de Clubes tentou, em Junho de 2012, infrutiferamente, incluir esta proibição. Levantou-se de imediato um torvelinho. Aqui d´El Rey que me roubam o palco e o microfone, os talheres, os pratos e os copos. Ai de mim sem as minhas sandes. Curiosamente, as equipas que nesse verão, armaram literalmente o escambau contra a medida foram aquelas que me disseminam a sua prole pelas equipas de primeira Liga: o FC Porto e o Benfica. Coincidências, portanto…

O Benfica chegou mesmo a apresentar recurso da decisão e com o seu poder de influência vetou a decisão tomada em Assembleia-Geral da Liga.

Um dos clubes que mais beneficia de empréstimos dos grandes é precisamente o Vitória de Setúbal. Não querendo relativizar tal facto, parece-me, à luz das declarações de Fernando Oliveira, um assunto de lana caprina tendo em conta a última frase… porque…

existem dirigentes que mais valiam manter a sua boca calada em determinados momentos. não, não me refiro apenas a José Eduardo Simões quando este se mascarou de Capitão de Abril e pediu a revolução dos cravos no futebol português. refiro-me sim ao presidente do setúbal, mais concretamente, à gestão que ele está a fazer na sua casa.

não é por nada, mas subitamente apareceu na terra do Elmano Sadino, um médico de nome Júlio Adrião, a encabeçar um movimento peticionário de associados do clube setubalense, a bater com a boca no trombone e a denunciar aquilo se vem passando desde há alguns anos atrás no Bonfim. Bonfim para alguns. Outros vão directamente para o olho da rua sem receberem um tostão e não falo apenas dos empregados do clube, gente que fica 10 e 11 meses sem receber os seus ordenados porque, um dito Fernando Oliveira, não cumpre com as obrigações mais básicas do clube e da SAD que dirige sob um Plano Especial de Revitalização.

Endureço o tom.

Esse tal de Júlio Adrião tem proferido aqui e ali alguns coisas bem interessantes sobre a gestão de Fernando Oliveira. Uma delas é o facto do dito não pagar a horas, ou melhor, só pagar a quem tem poder para manter o clube activo. O médico também disparou que a direcção presidida por Fernando Oliveira quis construir um complexo desportivo no Vale da Rosa que nunca se concretizou mas que resultou na alienação de património do clube, incluíndo os direitos de superfície dos terrenos do Bonfim. Desconhece-se para quem foi o pagamento mas conhece-se que o presidente do Vitória de Setúbal utiliza contas bancárias muito pouco fidedignas para realizar pagamentos relativos à vida do clube. Outras histórias são contadas por quem afirma que actuais dirigentes do clube setubalense lucraram com as vendas de determinados jogadores.

A bom da verdade, se a Liga fizesse cumprir todas as suas regras, estaria o Vitória de Setúbal nas condições exigidas para permanecer na 1ª divisão, sabendo por exemplo, que é um dos clubes que chantageia os jogadores a assinar os documentos em como receberam os seus salários mas de facto não os receberam? Estaria o Vitória de Setúbal na primeira divisão sabendo que é dos clubes que mais deve à Segurança Social e ao Fisco?

Advertisements

5 thoughts on “imbecilidade do dia

  1. Se a Liga cumprisse todo o seu regulamento, o FC Porto teria descido de divisão por coacção a árbitros, assim como aconteceu ao Boavista.

    Sobre o artigo, ao Setubal acho que podes juntar a Olhanense.

    • O Boavista desceu pelas dívidas ao fisco e à Segurança Social, Mário.

      O Olhanense é um case study diferente do Setúbal. O Olhanense foi adquirido por empresários que vem o clube como um sítio para fazer rodar jogadores encarteirados que não tem colocação em lado nenhum. O objectivo deles é o seguinte: enquanto a equipa estiver na 1ª divisão e servir de montra a esses jogadores, eles investem e pagam os custos das operações do clube. Só assim poderão lucrar com uma possível venda. Se o clube descer à 2ª liga abandonam o clube. Um bocado como a lógica Pishyar\Nuno Patrão\Ulisses Santos no Beira-Mar. O Pishyar pagava as contas, o Patrão e o Ulisses colocavam os jogadores e nas vendas dividiam meio-meio.

      • Mas ambos estão cheio de dividas. A Quem deve (jogadores ou SS) ou o que deve (pouco ou muito) deviam ser penalizados.
        Gondomar? Tambem desceu por dividas?
        Boavista só não desceu por dividas da II Liga? Ou quando desceu da I Liga tb era por dividas?

      • Pressupostamente não tem dívidas nenhumas. Teoricamente. Antes do final de cada temporada, caso se mantenham ou não, tem que se pré-inscrever para o próximo ano e nesse caso, a Liga obriga as SAD´s a ter as suas despesas estruturais de operações em dia (salários, água, luz, gás, fornecimentos usados na manutenção do estádio, SS, Finanças, taxas federativas, taxas da liga de clubes). O que maior parte dos clubes fazem é:
        primeiro – pagam estas despesas, deixando outros credores a arder.
        segundo – transferem esses passivos temporariamente para o clube (quem tem os direitos desportivos de participação são as SAD´s).

        Quanto ao Gondomar não sei. Da primeira, o Boavista desceu por dívidas à SS e ao Fisco. Da II penso que desceu desportivamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s