NBA 2013\2014 #45

Os rumores que tem marcado os últimos dias da liga:

1. Agita-se a especulação sobre o futuro de Melo. No Point Forward, um dos blogs associados do site da NBA, Rob Mahoney afirma que Joakim Noah já poderá ter feito a operação de charme junto do extremo dos Knicks para se juntar à Wind City já no próximo verão.

melo anthony

Claro está que a equipa de Chicago, não terá os 22 milhões de dólares que Carmelo aufere por ano (nunca assinará pelos Bulls por menos daquilo que actualmente ganha nos Knicks, isto é, cerca de 23,5 milhões de dólares; esta é a player option que jogará terá ou não de activar no verão com a equipa de Nova Iorque) sem ultrapassar a taxa de luxo. Incluída a amnestia sobre Carlos Boozer, movimento que irá poupar cerca de 16,8 milhões de dólares à equipa de Chicago e fixar o cap space da equipa cativo para a próxima época em 46,603 milhões de dolares (cerca de 15\16 milhões de dólares a menos que o tecto salarial máximo previsto para a próxima época) com 5 jogadores a contrato (6 com Melo). Surgem então aqui vários problemas:

  • Chicago terá que investir a sério. Não só na free-agency (recrutando dois ou três jogadores para a rotação) como na renovação de casos pendentes (Augustine por exemplo, Jimmer Freddette; caso Thibodeau queira manter o jogador em Chicago) e assim ultrapassar em muito o tecto salarial máximo. O montenegrino naturalizado espanhol Nikola Mirotic, jogador cujos direitos pertencem a Chicago depois do negócio que envolveu a cedência de Kirk Hinrich e Kevin Seraphin há uns anos atrás, MVP da liga espanhola do ano passado, poderá ter que ficar mais um ano em Madrid visto que Chicago terá que lhe pagar um salário a rondar os 6\7 milhões de dólares. Apesar do proprietário dos Bulls, Jerry Reinsdorff já ter afirmado várias vezes durante esta época, a vontade de investir (significa, pagar taxas) caso lhe apresentem um projecto sólido e capaz de lutar pelo título da NBA.
  • Pessoalmente gostava de ver Carmelo Anthony nos Bulls. Acredito que com Rose totalmente recuperado, tanto o base como o extremo iriam beneficiar imenso do jogo um do outro. Enquanto o primeiro, com as suas fantásticas arrancadas pelo eixo central seria capaz de abrir muito espaço para o 2º, a marcação que é executada sistematicamente sobre o segundo iria abrir muito espaço para o primeiro. Para além do mais, dadas as evoluções que Melo fez no seu jogo, creio que iria constituir uma tripla temível com Taj Gibson e Joakim Noah na luta das tabelas.
  • Por outro lado, Melo iria roubar tempo a Jimmy Butler. Butler é uma das almas desta equipa dos Bulls. É um lutador nato que tem evoluído a pulso de ferro na equipa. Dado como um jogador sem futuro da NBA, está a tornar-se um jogador cada vez mais completo com fantásticas penetrações debaixo do cesto, boa capacidade de tiro de meia distância e de 3 pts e sobretudo uma habilidade fantástica para defender. Já é indiscutivelmente um dos melhores defensores da Liga.
  • A injustiça perante Carlos Boozer. Boozer tem as suas limitações a defender, tem. Mas Boozer está a realizar uma das suas melhores épocas na liga. O seu lançamento em arco é certinho e garante muitos pontos por jogo. Combina bem tanto com Noah como com Gibson.
  • O futuro de Mirotic: não é tarde nem é cedo para o jogador do Real vir para a Liga. A possível contratação de Melo para Chicago poderá ser nociva para o seu crescimento dentro da equipa visto que são jogadores com características muito mas mesmo muito semelhantes.

2. Phil Jackson on Knicks? Don´t shit me.

Jackson 1Jackson 2

jackson 3

Jackson 4

Se os Knicks andam completamente desesperados para conseguir os serviços de Phil Jackson no front-office (Vice-President of Basketball Operations), na minha opinião, tal escolha não se deve apenas à época desastrosa que a equipa de Nova Iorque está a realizar esta temporada e à necessidade de renovação existente no seio do franchise a partir da contratação de alguém com a credibilidade do Mr. Zen. O desespero indicia claramente que Carmelo Anthony já deverá ter dado algum recado para o gabinete da direcção. Vejo a escolha de Phil Jackson (se aceitar ser VP dos Knicks, irei considerar imperceptível porque é que não se mexeu para ser GM\treinador dos Lakers quando os fãs da equipa assim o exigiam à direcção dos Buss na época passada; recordo que Mr. Zen é casado com Jeanie Buss, filha do antigo proprietário dos Lakers, Jerry Buss e irmã do actual presidente da equipa Jim Buss) como a última cartada dos Knicks para manter Melo em Nova Iorque. Só um projecto demasiado atractivo manterá o all-star no Madison Square Garden.

3. A retirada de camisola de Zydrunas Ilgaukas:

O lituano muito pouco lituano (desde que chegou à NBA em 1996 como a 20ª escolha do draft, literalmente marimbou-se na selecção do seu país natal\quando a quis representar, lesionou-se) viu a sua camisola retirada no Quicken Loans Arena em Cleveland. Apesar de nunca ter sido uma big-star da Liga (foi all-star duas ocasiões mas nunca foi uma das enormes estrelas da liga) compreendo que a retirada de camisola tenha como fundamento as 15 temporadas que o poste lituano passou com a equipa do Ohio. Pela sua carreira na Liga (pese embora o facto de ter sido um jogador com épocas bastante homógeneas com números a rondar 15 pts\8 ressaltos, números que de resto são satisfatórios para um poste titular de equipa como o foi Ilgauskas) decerto que Ilgaukas não veria o seu número 11 retirado porque não foi demasiado importante para lhe ser cumprido o desígnio. A própria retirada de camisola foi muito precoce: apenas 3 anos depois do jogador se retirar oficialmente.

É o 7º jogador do franchise de Cleveland a ver a sua camisola retirada depois de Bingo Smith (1970-1979), Larry Nance (1989-1994), Mark Price (1986-1995), Austin Carr (1971-1980), Nate Thurmond (1975-77), Brad Daughery (1986-1994).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s