insólito do dia

A bomba rebentou em Junho de 2010. Bruno, na altura guarda-redes do Flamengo, tinha, aos 26 anos, tudo para ser o titular da baliza brasileira ad-eternum e estava a um passo de assinar pelo Milan para substituir o seu compatriota Dida na baliza dos rossoneri. Bruno poderia ser hoje aquele que poderia defender a baliza da selecção brasileira no Mundial disputado no seu país. Desde o malogrado Barbosa (aquele que sofreu o maldito golo de Schiaffino no abarrotado Maracanã na final do mundial de 1950), Bruno tinha a hipótese concreta de terminar com o estigma relacionado com a maldição de Barbosa, pobre diabo que morreu num puro estado de miséria porque era tido como sinónimo de azar entre o povo brasileiro. Recentemente vi um documentário que relatava a vida daquele antigo guarda-redes da selecção brasileira de 50 onde no qual este relatou entre outras coisas, que não conseguiu arranjar emprego depois daquela maldita final e que as pessoas quando se cruzavam com ele na rua ou mudavam de faixa ou benziam-se de forma a espantar “o diabo”.

A imprensa brasileira começou, na altura, por dar voz à família de Eliza Samúdio, a jovem namorada do guarda-redes menguista, aflita com o desaparecimento súbito da sua familiar. Elisa Samúdio estava à espera de um filho do jogador. Uma criança que Bruno alegava não ter sido planeada com a namorada.

A polícia brasileira tratou de investigar o caso. O jogador manteve-se sereno e afirmou constantemente já não ter qualquer relação com a vítima e ter a certeza absoluta que seria jogador do Milan na temporada 2010\2011. Enquanto a polícia tentava encontrar o corpo da jovem, tirou conclusão que Bruno poderia ter assassinado a vítima ou ordenado a terceiros o seu assassinato. O Ministério Público brasileiro abriu um processo judicial. No banco dos réus, o guarda-redes brasileiro chorou mas nunca confessou a autoria do crime. A justiça concluiu que Bruno foi o mandante do assassinato e condenou-o a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato da jovem.

A imprensa brasileira tentou tirar a confissão em várias entrevistas exclusivas ao guarda-redes na prisão.

Hoje, o antigo guarda-redes do Flamengo assinou na prisão um contrato que o irá ligar a uma equipa da 2ª divisão do campeonato estadual Mineiro. Irá sair escoltado para poder treinar e jogar pela referida equipa. Bruno é um dos casos tipo onde se pode afirmar que um dos factores que decide quem singra ou não no futebol depende imenso da inteligência do jogador, da forma como gere os seus destinos e sobretudo, quem escolhe para o fazer. Infelizmente, o futebol está minado de Brunos. Gente que joga ao mais alto nível. Gente que põe a sua carreira e a sua vida em quem só olha a cifrões. Infelizmente, o mundo do futebol está farto de gente que aposta em miúdos como quem aposta em corridas de cavalos. Se presta e dá prémios de assinatura, é o maior. Quando já não dá prémios de assinatura ou não tem dinheiro para pagar o investimento que sonham fazer mas não tem bolsa para o realizar, muda-se rapidamente para outro cavalo. Gente que nasceu na pobreza mas não sabe gerir a riqueza. Gente que no fundo desperdiça um dom com o qual milhões sonham mas só algumas centenas concretizam. Vejo por imensas vezes o meu pai dizer ao meu irmão: “de que te vale o talento nos pés se não tiveres Cabeça com C maiúsculo para jogar futebol? ” – penso que a interrogação diz tudo sobre o ingrediente (em nada) secreto que traça a diferença entre aqueles que são grandes (no futebol; na vida) e aqueles que jamais sairão da cepa torta.

Advertisements

2 thoughts on “insólito do dia

    • a malapata do barbosa era séria pá. o homem não teve emprego durante décadas por ter sido o guarda-redes que sofreu o golo que a vitória aos Uruguaios no Maracanã no Mundial de 50. As pessoas benziam-se quando ele passava na rua. Viveu durante vários anos da caridade da Igreja. Chegou mesmo a dizer que ela enxotado de vassoura em riste por donos de cafés onde entrava…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s