#sorteio da fase de qualificação para o Europeu de 2016

Uma análise mais detalhada às selecções fica para as antevésperas dos primeiros jogos (em Setembro) de forma a poder escrever com um maior conhecimento dos novos ciclos que serão impostos nas selecções pelos seus respectivos seleccionadores.

As bolinhas agraciaram novamente à nossa selecção um grupo a 5. Na fase de qualificação para o Europeu de 2016, prova que se irá realizar em França, a selecção portuguesa vai medir forças com Dinamarca, Sérvia, Arménia e Albânia, com a particularidade de, as duas primeiras do grupo e as 6 melhores terceiras dos 9 grupos serem apuradas directamente para a competição visto que esta será a primeira na história a contar com a participação de 24 selecções na fase final.

Sérvia

O grupo está claramente ao alcance de Portugal. Na minha opinião, o primeiro lugar do grupo será discutido entre Portugal e Sérvia. A selecção sérvia apresenta-se como a mais forte concorrente. É uma selecção cujo talento e cujos actores bem conhecemos do Benfica e das maiores ligas europeias, casos de Kolarov, Nastasic, Neven Subotic, Vidic, Ivanovic (e só aqui está a defesa sérvia) Milan Bisevac (Lyon) Nenad Tomovic (Fiorentina) Nemanja Matic, Zoran Tosic (CSKA Moscovo) Filip Djordjevic (Nantes) e Aleksandar Mitrovic (Anderlecht) – quase todos estes jogadores já jogaram contra equipas portuguesas nas competições europeias esta temporada.

Dada a sua qualidade, o rotundo falhanço cometido na fase de qualificação para o mundial 2014 e as expectativas que são depositadas pelos sérvios nas próximas 3\4 competições internacionais, a selecção sérvia entra na ronda de qualificação com a margem de erro muito diminuta.

Dinamarca

Já a Dinamarca irá entrar na ronda de qualificação para o Euro´16 em plena fase de renovação dos seus quadros. A espinha dorsal da selecção dinamarquesa nos últimos anos, jogadores como Dennis Romedahl, Lars Jacobsen, Krohn-Deli, Nicolai Stockholm, Christi Poulsen, Daniel Jensen já renunciaram à selecção nos últimos anos ou poderão fazê-lo dentro de meses. Neste momento está a despontar uma nova geração de jogadores dinamarqueses (Simon Kjaer ainda pode ser incluído; Nicolai Boilesen do Ajax; Peter Ankersen do Esbjerg; Christian Eriksson do Tottenham; Emil Larssen do OB) que poderá dar cartas dentro de vários anos. Contudo, a missão que os dinamarqueses tem pela frente é a de devolver a selecção dinamarquesa à fase final de uma grande prova internacional depois de terem sido o lucky looser da ronda de qualificação do mundial (pior 2º classificado de todos os grupos). Voltam a cruzar-se com a selecção Armena. Recordo que na fase de qualificação para o mundial, a selecção armena (de resto  esta selecção lutou até à última jornada pelo 2º lugar do grupo, pelo que é preciso ter cuidado) foi à Dinamarca vencer categoricamente por 4 golos sem resposta.

Arménia

A Arménia é uma selecção que tem obtido resultados muito satisfatórios nas últimas rondas de qualificação para as grandes provas internacionais por selecções.

Patrocinada pelos grandes oligarcas nacionais, a Arménia soube modernizar as suas infraestruturas, apostar num staff técnico (estrangeiro) competente para evoluir o nível do jogo no país e acima de tudo, o futebol armeno começou aproveitar alguns jogadores nacionais formados em clubes russos e a exportar alguns dos seus seleccionados jovens para clubes de maior nomeada dentro do futebol europeu.

Neste momento a selecção armena tem 21 jogadores no seu lote de convocáveis a jogar no estrangeiro, onde se incluem nomes como o guarda-redes do Dinamo de Moscovo Roman Berezovsky, o trinco do Anzhi Karlen Mkrtchyan, a grande estrela do Dortmund Henrik Mkhitaryan, o médio do BATE Borisov da Bielorussia Zaven Badoyan, o médio ofensivo do Spartak de Moscovo Araz Ozbilis ou o avançado (do mesmo clube) Yura Movsiyan para além da grande referência de ataque da selecção que é o ponta-de-lança Edgar Manucharyan do Ural da Rússia.

Quanto ao modelo de jogo desta selecção, espere-se uma equipa altamente defensiva, a aplicar uma defesa profunda muito difícil de contrariar, com linhas bem juntas a não dar espaço para os jogadores adversários jogarem, altamente matreira no contra-ataque com 2\3 unidades em velocidade para não descurar a organização que é feita lá atras, e que joga sempre neste estilo de jogo tanto em casa como fora.

A Arménia terá como objectivo apurar-se pela primeira vez na sua história para uma grande competição internacional. Se os armenos vencerem os dinamarqueses e os albaneses nas duas partidas, tal feito poderá estar a uma distância muito muito curta, dependendo dos resultados obtidos pelas restantes selecções 3ªas classificadas nos outros grupos.

Albânia

É o elo mais fraco do grupo. Poderá efectivamente atrapalhar as contas do grupo quando receber os restantes adversários em casa. Tem algumas individualidades no seu seio como o capitão Lorik Cana.

Anúncios

2 thoughts on “#sorteio da fase de qualificação para o Europeu de 2016

  1. as 6 melhores terceiras não se apuram diretamente. Apenas o melhor 3º lugar tem acesso direto, os restantes oito 3º lugares disputam uma ronda de play-off

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s