O que eu ando a ver #41

vi a primeira meia-hora, os primeiros 20 minutos da 2ª parte e fui deitando o olho nos últimos 15. do pouco que vi percebi que o Barça foi completamente humilhado em San Sebastian.

confesso que, até hoje, nunca tinha visto uma equipa conseguir circular bola durante 3 minutos seguidos frente ao Barcelona. se há modelo de jogo que irrita profundamente os jogadores do Barcelona é precisamente aquele que contraria o seu próprio veneno: a circulação. já tinha reparado em anteriores ocasiões que os jogadores do Barça ficam doidos quando tem que andar a cheirar bola.

não vale a pena mencionar que Pep Guardiola e Tito Villanova já tinham perdido em San Sebastian.

antoine griezmann e carlos vela são de facto jogadores do outro mundo. do outro mundo também está a ser o trabalho que os bascos estão a realizar na Zubieta. auto-sustentabilidade acima de tudo. através de uma filosofia versada na base pela formação. a a equipa basca só vai ao mercado pescar jogadores para posições deficitárias. apesar de ter nascido na zona de Lyon, griezmann é um dos prodigiosos talentos da formação da real sociedad visto que está no clube desde os 13 anos.

a real sociedad de Jagobe Arrasate pode ter feito má figura na Champions. normal para quem não tem no seu plantel muitos jogadores com experiência na prova. basta por exemplo referir que o borussia de dortmund não conseguiu passar da fase de grupos no primeiro ano na prova e, no segundo, foi finalista vencido.

uma coisa é certa: a equipa de Arrasate joga um futebol lindo. circulado. rápido. devidamente flanqueado. inteligente quando o precisa de ser. não foram meia dúzia porque a certo ponto os jogadores lá da frente dislumbraram-se por completo com tantas facilidades dadas pela defesa do barça, em particular, por Gerard Piqué. o central tem aparecido por várias vezes em zona de finalização nos últimos meses. a coisa até é bonita e até dá um certo senso de aproximação com o futebol total, filosofia de jogo que veio a inspirar o modelo dos catalães. mas, não estará o central a descurar a sua principal missão dentro da equipa?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s