Da Champions #10

Pela boca morre o peixe, já diz o ditado. Marquem bem esta frase. Dentro de alguns meses fará todo o sentido relembrá-la numa situação particular.

José Mourinho continua a bater a eito. Indiscriminadamente. Não lhe bastasse o facto de ter provocado Manuel Pellegrini e de ter recebido a devida resposta dentro das 4 linhas no jogo de sábado a contar para a Taça de Inglaterra, não lhe bastasse o facto de ter respondido da maneira que respondeu às declarações de Wenger e de posteriormente ter visto a equipa orientada pelo francês eliminar o estonteante Liverpool de Brandon Rodgers, o special one voltou a destilar… ódio, desta feita contra o Barcelona.
A ITV convidou o técnico a fazer a antevisão do jogo entre Manchester City e Barcelona. Poucas horas antes do jogo, Mourinho afirmou: “Pela história, o Barcelona é obviamente favorito. Mas este Barça, esta época, está a mostrar que não é o mesmo de anos anteriores. Claro que têm Messi, e ele é especial. E tem mais do que ele. Mas acho que este é o pior Barcelona em muitos anos. Por isso, o City tem hipóteses” – as hipóteses previstas para o City pelo treinador português deram no que deram. Visto que Mourinho foi um dos únicos treinadores capazes de vencer em Nou Camp nos últimos anos, desmontar por completo o futebol do Barcelona (em particular o futebol de Messi) e com essas conquistas granjear títulos para as últimas equipas que orientou (Inter de Milão e Real Madrid) só posso acreditar que na cabeça do técnico português ainda ecoa algum ressabianço contra alguém da estrutura culé. Como Tito Villanova já não mora em Nou Camp, das três uma: ou Mourinho já prevê uma eliminatória contra o Barcelona e como tal já antecipou os seus habituais mind games, ou Mourinho teme profundamente o Barcelona, cisma na qual não acredito ou Mourinho limitou-se a ser aquilo que tem sido nas últimas semanas – um palermóide de todo o tamanho que já devia ter fechado a boca. A terceira parece-me a opção mais convincente…

As declarações do treinador português fizeram eco na cabeça dos jogadores do Barça. Prova disso foi a resposta à altura que Cesc Fabrègas deu no flash interview do jogo da passada terça-feira.

Quem se mete em alhadas…

A UEFA abriu um processo de investigação ao treinador do Manchester City Manuel Pellegrini. O treinador do City teceu duras críticas ao trabalho realizado pelo árbitro sueco Jonas Erikson no final do jogo de terça-feira: “Não foi uma boa ideia escolher um árbitro sueco para um jogo tão importante”, – O treinador chileno deu portanto a entender que a Suécia não é um país com tradição no futebol. Perdoamos-lhe a chi(ne)lada. Até vir para a Europa, Pellegrini nunca deverá ter visto um jogador de apelido Gustaffson jogar pelo Santiago Wanderers ou por qualquer outra equipa da Liga Chilena ou da Copa dos Libertadores. Tampouco se deverá recordar que a selecção sueca já foi finalista e semi-finalista em duas edições do campeonato do mundo e que só não foi mais porque do outro lado, na primeira ocasião, em 1958 moravam na selecção brasileira uns tais de Pelé e Garrinha.

Curioso é o facto que aconteceu na semana passada na Liga Italiana. Na 2ª mão das meias-finais da Taça de Itália disputada no Olímpico de Roma entre Roma e Napoli, os tiffosi da Roma entoaram vários cânticos e várias palavras de ordem contra a equipa napolitana nas quais apelidaram, por várias vezes, os napolitanos de africanos. Tais comportamentos motivaram a Federação Italiana a punir o clube romano com um jogo à porta fechada por “discriminação territorial”. No dia seguinte. Válido para a jornada seguinte, 3 dias depois… A ver vamos se a UEFA não aproveita o precedente aberto na legislação desportiva italiana pela FIGC para criar jurisprudência desportiva com o treinador dos citizens.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s