Superbock! Fresquinha! #59

Na 19ª jornada da liga Sagres, cabia ao responder com atitude à derrota sofrida a meio da semana no Estádio da Luz. A equipa leonina demonstrou atitude, argumentos, futebol e um nível de intensidade bastante diferente daquela que tinha apresentado na derrota contra os encarnados. Pelo menos na primeira parte. No primeiro tempo destaca-se a circulação de bola praticada pela equipa orientada por Leonardo Jardim assim como a pressão alta realizada pelos jogadores do emblema de Alvalade.

Regressado ao onze com uma excelente exibição, William Carvalho fez respirar outro ar no meio-campo do Sporting. Com o pulmão da equipa a varrer por completo a zona central e a participar activamente na manobra ofensiva da equipa (por várias vezes não se acanhou de progredir com a bola nos pés) Adrien soltou-se imenso e voltou a ser o maestro da equipa. No primeiro tempo curiosas foram as movimentações feitas por Fredy Montero. O avançado regressou novamente às movimentações que apresentava no início da época, deixando de ser a referência fixa do ataque leonino. O colombiano inseriu-se nos processos ofensivos da equipa, veio fora da área procurar jogo e tentou bastantes investidas individuais. Numa dessas investidas, sacou da cartola o lance que depois ofereceu a Carlos Mané para o único golo da partida,  num lance em que a defensiva da Olhanense estava a dormir. Sem marcar há 8 jogos, denotou-se que o colombiano está inconformado com a seca de golos. Quando achou condições para rematar fê-lo mas não teve sorte. Na primeira parte viu o assistente de Hugo Miguel anular-lhe um golo limpo a livre de Adrien. Na repetição exibida pela Sporting, apesar de outros jogadores do Sporting se encontrarem em posição-de-fora de jogo no momento do cruzamento do centrocampista do Sporting (sem interferência no lance) Montero está atrás da linha defensiva da Olhanense.

Destaque também para a exibição de Carlos Mané na primeira hora. Com mais tempo de jogo, denota-se que o extremo está a ganhar mais confiança. Com muita maturidade ao nível das decisões que toma quando tem bola nos pés, não tem medo de encarar os adversários no 1×1 mas, por outro lado, também não é aquele tipo de extremo que se lança à maluca para cima dos laterais. Jardim tem em Mané um diamante em bruto para lapidar.

Na segunda parte, a equipa de Jardim deu o 1-0 como dado adquirido e descaracterizou-se por completo. A segunda parte da equipa leonina foi muito menos intensa e objectiva que a segunda. Muito por culpa de uma exibição muito negativa de André Martins no capítulo do passe. Os jogadores do Sporting acumularam uma quantidade inadmissível de passes falhados e decisões menos assertivas no meio-campo. O melhor que conseguiram fazer no segundo tempo foram as duas incursões de Carrillo da esquerda para o centro com remate.

A Olhanense apresentou-se em Alvalade com algum acerto defensivo (exceptuando o lance do golo) mas não foi capaz de apresentar um futebol ofensivo objectivo. Defensivamente, esteve em destaque a exibição do veterano central dinamarquês Per Koldrup. O antigo jogador da Fiorentina foi o autentico bombeiro de serviço durante todo o jogo. Ainda tem qualidade para jogar numa equipa com objectivos mais interessantes que a equipa de Olhão. Pode-se mesmo dizer que os jogadores do clube de olhão entraram com a (parca) ambição demonstrada pelas declarações do seu treinador a meio da semana. Galderisi referiu que os seus jogadores iriam encontrar um ambiente infernal em Alvalade. Nestes pequenos pormenores se percebe que o treinador italiano ainda não está devidamente entrosado com a realidade do futebol português. Se na primeira parte os jogadores do allenatore Galderisi limitaram-se a despejar jogo no seu avançado Dionisi (o único remate feito pelos homens de Olhão no primeiro tempo seria executado por Dionisi já muito perto do intervalo), na segunda parte pode-se dizer que a equipa conseguiu subir as suas linhas, criar mais jogo ofensivo e incomodar a baliza do Sporting em 2 ou 3 ocasiões. Pelé entrou na 2ª parte e deu mais velocidade às transições em contra-ataque da turma de Olhão. O antigo jogador do Milan protagonizou o pormenor técnico mais delicioso do jogo quando partiu os rins a William Carvalho numa progressão em drible pela zona central. É titular de caras nesta equipa de Olhão ao lado de Rui Duarte. Poderiam até sair de Alvalade com o empate quando ao minuto 86″ Dionisi aproveitou a passividade dos centrais do sporting e rematou contra Maurício em zona central. O treinador italiano tem muito trabalho pela frente. Recuperar a abalada confiança desta equipa para o que falta jogar neste campeonato dada a posição da Olhanense no mesmo avizinha-se como uma tarefa muito difícil, ainda mais para quem já apanhou o andor em marcha numa posição classificativa muito pouco confortável.

Hugo Miguel e os seus assistentes saem de Alvalade saem de Alvalade com nota negativa. Exibição fraquíssima tanto no capítulo técnico como no capítulo disciplinar, facto que redundou num jogo muito faltoso. No capítulo técnico, fica por validar um golo limpo a Fredy Montero (que ironia do futebol) e um corte com a mão de um jogador do Olhanense à entrada da área na 2ª parte. O árbitro esteve bem ao não validar golo na primeira parte no lance em que Belec defendeu com o braço em cima da linha apesar do seu corpo estar dentro da baliza. No capítulo disciplinar, deixou Adrien e Cedric acumularem faltas. O amarelo só seria mostrado à 6ª falta cometida pelo primeiro (antes dessa falta já tinha travado dois contra-ataques à margem das leis) e à 4ª cometida pelo segundo. Não teve quaisquer dúvidas em amarelar Rojo num lance em que o central do Sporting não fez qualquer falta.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s