Enquanto há e não há derby…

Capturar

Parece que não vamos ter derby até terça-feira, dia 11 às 20:15 (data e horas provisórias), até lá a Martifer vai avaliar e reparar a estrutura do estádio da Luz, uma vez que o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura metálica, que esta mesma empresa colocou.

Relembro que este é o palco da final da Liga dos Campeões e que no mesmo recinto desportivo é a segunda vez que tal ocorre na estrutura metálica, o que dá que pensar!

No entanto, amanhã os jornais vão estar decerto bem compostos de análises e pareceres, sobre este caso que motivou o adiamento do derby, bem como sobre o regulamento da Liga no que toca a casos específicos como os de William Carvalho, ou mesmo a mudança táctica que pode ou não ser feita à luz das regras e do disposto neste regulamento (que note-se, tem bastantes pontos de fuga para variadas situações e, não sendo eu um jurista nem especialista na matéria, apenas vou deixar aqui a minha opinião).

Deve salientar-se do Regulamento que rege as competições da LPFP o seguinte:

Artigo 7.º

(…)

3. O regime de participação das equipas B em competições desportivas é regulado nos termos do Anexo V do presente regulamento.

(…)

Artigo 16.º

(…)

3. Depois de a ficha técnica estar preenchida, assinada e entregue ao árbitro, se o jogo ainda não se tiver iniciado, pode ser efectuada a substituição de jogadores naquela ficha técnica inicial nas seguintes condições:
a) se algum dos 11 jogadores efectivos na ficha técnica não estiver em condições de iniciar o jogo ou participar na sua conclusão devido a incapacidade física inesperada, pode ser substituído por qualquer um dos suplentes constantes daquela ficha, sem que tal facto releve para efeito do número de substituições permitidas nos termos do n.º 1;
b) se se verificar a substituição dos jogadores lesionados nos termos e fundamentos referidos na alínea anterior, o clube pode adicionar à ficha técnica, em idêntico número, novos jogadores de forma a perfazer o número de suplentes regulamentarmente permitido;
c) se qualquer um dos sete suplentes constantes da ficha técnica não estiver em condições de participar no jogo devido a incapacidade física inesperada, pode ser substituído por qualquer jogador que não conste na ficha técnica inicial.

(…)

5. Os jogadores que estavam a cumprir castigos que os impedia de tomar parte no jogo anulado não poderão ser incluídos na ficha técnica do jogo repetido.
6. Nos casos de adiamento de jogo, apenas poderão ser incluídos na ficha técnica do jogo adiado os jogadores que se encontravam regulamentarmente inscritos na data inicialmente fixada.

Artigo 19.º
Calendários

(…)

3. Depois do início da segunda volta os jogos adiados têm de ser realizados no decurso da mesma semana ou, caso um dos clubes tenha de realizar nessa semana outro jogo das competições oficiais nacionais ou internacionais da UEFA ou da FIFA e ainda no caso de se realizar um jogo da Selecção Nacional e qualquer dos clubes intervenientes tenha jogadores convocados, dentro das duas semanas seguintes.

(…)

Artigo 22.º
Adiamentos devidos às alterações dos estádios e casos fortuitos
1. Quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes, salvo se:
a) os delegados dos dois clubes declararem no Boletim do Encontro o seu acordo para a realização ou conclusão do mesmo noutra data, respeitados os limites referidos nos n.os 2 e 3 do artigo 19.º;
b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte, caso em que o jogo se realizará ou completará em data a estabelecer por acordo entre os clubes dentro do prazo das quatro ou duas semanas seguintes, consoante se trate, respectivamente, da primeira e segunda voltas; na falta de acordo, a Comissão Executiva decidirá a data e a hora do jogo.

(…)

3. Caso os clubes não cheguem a acordo, a Comissão Executiva da Liga decidirá a data e hora do jogo.

5. As despesas acrescidas do clube visitante serão suportadas pelo Fundo de Garantia da Liga, salvo nos casos em que, por acordo entre os delegados dos dois clubes declarado no Boletim do Encontro, o jogo não se realizar ou completar, no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes.

(…)

Artigo 25.º
Atrasos das equipas e interrupções

(…)

2. Em qualquer outra circunstância ou nos casos de interrupção por casos fortuitos ou de força maior, o árbitro deverá aguardar durante um período máximo de 30 minutos.
3. O árbitro fará constar no seu relatório do Boletim do Encontro as ocorrências previstas nos números anteriores.

(…)

Anexo VI

(…)

Artigo 12.º
1. Dentro dos limites fixados nos números seguintes, os jogadores inscritos pelo clube podem ser utilizados na equipa B.
2. Os clubes podem inscrever na ficha técnica dos jogos a disputar pelas equipas B:
a) jogadores, aptos a competir na categoria sénior, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos;
b) até um máximo de três jogadores sem limite etário.
3. A equipa B deve obrigatoriamente fazer constar na ficha técnica de cada jogo um mínimo de dez jogadores formados localmente.
4. Para efeitos do número anterior, considera-se jogador formado localmente aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade, inclusive.
5. As idades referidas na alínea a) do n.º 2 do presente artigo referem-se ao dia 1 de Janeiro da época em causa.

Artigo 13.º
1. Na fixação do dia e hora dos jogos das equipas B, o período de 72 horas referido na alínea a) do n.º 7 do artigo 23.º do Regulamento das Competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional é calculado apenas com relação ao anterior jogo da equipa B.
2. Os jogos das equipas B não podem ter lugar no mesmo dia de calendário dos da
equipa principal.

(…)

4. O jogador que, no âmbito de qualquer competição organizada pela Liga, tenha sido utilizado na equipa B pode ser livremente utilizado no jogo seguinte da equipa principal.

(…)

7. A mera inscrição na ficha de jogo de um jogador que não tenha nele efectivamente participado não impede a sua utilização em jogo da outra equipa, independentemente de não estar decorrido o intervalo de 72 horas referido no n.º 3.

Artigo 14.º
1. Para efeitos disciplinares, as infracções relativas às equipas B serão consideradas como praticadas pelos clubes no seio dos quais foram criadas, aplicando-se, com as necessárias adaptações, todas as normas previstas para as infracções específicas dos clubes e dos espectadores, com a excepção do disposto nos n.os seguintes.
2. Os clubes que, posteriormente à comunicação prevista no n.º 4 do artigo 3.º, comuniquem a intenção de não fazer participar a equipa B na II Liga, ou desistam da participação dessa equipa B no decurso dessa competição, em qualquer uma das épocas de cada ciclo, são punidos com a sanção de subtracção de 12 pontos e acessoriamente com a sanção de multa de montante a fixar entre as 2.000 e as 5.000 UC.
3. A sanção disciplinar prevista no número anterior é aplicável no início da época desportiva seguinte àquela em que transitar em julgado na ordem disciplinar desportiva.

Artigo 15.º
1. O Regulamento Disciplinar das competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional é aplicável às infracções disciplinares cometidas pelos dirigentes, jogadores, treinadores e demais agentes desportivos no âmbito das equipas B.
2. Consideram-se infracções disciplinares as previstas no Regulamento Disciplinar.
3. As sanções disciplinares aplicadas por referência a infracções cometidas no âmbito da I Liga, da Taça da Liga, e ainda em todas as outras competições em que o clube participe são cumpridas exclusivamente (com excepção, portanto, dos jogos da equipa B) no âmbito daquelas competições, não podendo os jogadores participar nos jogos realizados pelas equipas B até efectivo cumprimento.
4. As sanções disciplinares aplicadas no âmbito da competição disputada pela equipa B são cumpridas em todas as outras competições em que o clube participe.
5. Exceptua-se do disposto nos anteriores n.os 3 e 4 o seguinte regime:
a) os cartões amarelos exibidos em cada jogo da competição disputada pela equipa
B só produzem efeitos no âmbito desta Competição;
b) os cartões amarelos exibidos nas outras competições em que os clubes participem
não produzem efeitos na competição disputada pela equipa B;

(…)

e) o jogador que em representação da equipa principal acumular alguma das séries
de cartões amarelos previstas nos n.os 7 e 8 do artigo 164.º do Regulamento Disciplinar
das competições organizadas pela Liga poderá constar da ficha técnica do
jogo seguinte da equipa B, sem prejuízo da sanção disciplinar dever ser cumprida
na jornada seguinte da competição em que se verificou a infracção.

Facilmente depreende-se destas citações de artigos (o mais importante está bem salientado) que o jogo a ser adiado novamente terá de ser marcado no prazo máximo de duas  a quatro semanas, uma vez que o Benfica tem competições internacionais para a semana e por mais que se queira, à luz dos regulamentos o William Carvalho não poderá cumprir o castigo na B, como o Patrício cumpriu no início da época (devido à expulsão no jogo da Fiorentina) pois o Artigo 15º deste Anexo V que rege as equipas B é claro nesse aspecto. No caso do Rui Patrício, tal foi possível pela expulsão ter ocorrido num jogo amigável. Já no caso de algum dos jogadores hoje escalado para o onze ou suplentes se lesionar amanhã ou durante a terça-feira, esse mesmo jogador pode ser substituído por outro qualquer que esteja em condições de jogar, o que quer dizer que poderemos ver aqui uma margem de alteração quer para Jesus, quer para Jardim. Por fim, o jogo apenas não foi adiado já para amanhã, porque existe o jogo da equipa B já agendado e como o regulamento mais uma vez diz, equipa B e principal não podem jogar no mesmo dia!

Esperemos agora que não se façam barbaridades e atrocidades nesses noticiários fora e que não se arranjem escândalos onde não fazem falta nenhuma!

Anúncios

2 thoughts on “Enquanto há e não há derby…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s