Conselho de Notáveis #1 (bitaites para o derby)

O Conselho de Notáveis deste blog reuniu-se a poucas horas do derby. Todos os elementos deste blog expressaram as suas expectativas em relação ao jogo:

João Pedro Campos – O Benfica tarda em convencer esta época, e Jesus tem mostrado, esta temporada, dar prioridade aos resultados em virtude das exibições. O Sporting é a equipa que melhor joga em Portugal esta época, mas tem perdido algum gás nas últimas semanas.
O Benfica tem a vantagem de não ter nenhum indiscutível de fora (à excepção de Salvio, que já vem de há uns meses), ao contrário do Sporting, sem Jefferson e William Carvalho. Os leões têm a vantagem de terem tido a semana toda para preparar o derby.
Tudo junto, parece-me um dos derbys mais apetecíveis dos últimos anos. Prognósticos só no fim, mas arrisco o meu: 2-2.7

André Simões – O Sporting está agora mais forte do que na primeira volta (foi ao mercado apesar de ter errado ao não ir buscar alguém para o lugar de William Carvalho, pois Leonardo Jardim crê que Dier chega), no entanto cimentou as lacunas nos extremos do terreno e amanhã a estreia de Heldon pode ser preponderante para o jogo. O facto de William Carvalho e Jefferson não jogarem vai condicionar a actuação do Sporting, uma vez que Piris é mais fraco que Jefferson (apesar de cumprir bem quando tem jogado) e Dier não consegue ter a mesma batuta de William.

Do lado do Benfica apenas se registou a saída de Matic que era o pilar do meio-campo encarnado, no entanto parece-me que os substitutos cumprem, mas o facto de terem tido um jogo difícil a meio da semana, num terreno muito duro pode influenciar fisicamente para o jogo de hoje. Gaitan está a um bom nível, Markovic vai aparecendo a espaços, Rodrigo está numa excelente forma e Lima e Cardozo são jogadores que gostam destes jogos, pelo que prever algo é como uma roleta. Agora aqui o factor casa pode ser mais preponderante e pesar para o lado do Benfica.
O meu prognóstico vai para o 2-1 (Rodrigo e Gaitán; Slimani)

Pedro Paredes – Mais do que expectativas, tenho curiosidade em ver o 11 que o Leo Garden vai apresentar amanhã. Com as ausências de Jefferson (aquele criminoso da Académica que o lesionou não é castigado?) e William Carvalho, o Sporting vai inevitavelmente perder muito poder de fogo, independentemente de quem os substitua. Estou também curioso para ver quem serão os extremos, uma vez que todos eles (excepção ao recém-chegado Heldon) parecem estar em baixo de forma. Atrevo-me a dizer que, neste momento, é mais difícil acertar no 11 do Sporting, do que no resultado do jogo.
Prevejo que mesmo nesta fase “pós-saída-do-Matic-mas-temos-o-Manel” o Benfica vá conseguir facilmente superiorizar-se no meio campo ao Sporting, e que esse possa vir a ser um dos factores-chave do jogo de amanhã. Prevejo igualmente que o Maxi Pereira não seja expulso, que o Rojo leve (pelo menos) amarelo, que ninguém dê pela presença do André Martins em campo e que o Jesus tenha uma pastilha na boca à hora do jogo.
Prognóstico: 1-1

João Branco – Admiro Leonardo Jardim pelo facto de ser um treinador pragmático ao nível do seu discurso. Apesar do futebol praticado pelo Sporting nesta temporada já ter conhecido melhores dias (prova disso foram os três deslizes cometidos nas últimas 4 jornadas do campeonato) e da equipa ter que encarar, pela primeira vez na prova um desafio sem o seu ponto de equilíbrio (William Carvalho), o madeirense optou por praticar um discurso coerente com os objectivos do clube para esta temporada: “vencer os 3 pontos em disputa na partida”. A adopção de tal objectivo para o jogo da Luz acarreta uma enorme pressão para o jovem plantel do Sporting mas, se repararmos, não existe nenhum campeão no futebol que não tenha lidado com vários momentos de pressão. Sem o trinco em campo, Leonardo Jardim tem na minha opinião uma única solução: manter o 4x3x3 com a inclusão de Eric Dier no onze visto que considero praticamente certa a inclusão de Markovic nas costas dos avançados de forma a tirar partido dos poderosos desiquilíbrios que o sérvio consegue fazer pela zona central, raio de acção que seria de William caso estivesse disponível para o jogo. A inclusão do Inglês também será obrigatória (a meu ver) pela aposta que Jardim vai fazer em Ivan Piris na esquerda. Dado que o paraguaio sobe em demasia pelo flanco, Dier terá que fazer a compensação ao lateral. Apostando num 4x4x2 com Adrien e André Martins no miolo, o Sporting vai claramente perder a batalha de meio-campo. Nas alas, a escolha de Heldon para o onze titular não será nenhuma surpresa visto que à excepção de Wilson Eduardo, todos os extremos do sporting encontram-se abaixo de forma. Jorge Jesus por sua vez deverá utilizar o sistema que tem utilizado nas últimas partidas (4x1x3x2) com Ljubomir Fejsa a tentar secar Adrien (toda a gente que vê o Sporting denota que o futebol do sporting é disnexo nos jogos em que o jogador não tem bola nos pés) e com Enzo Perez, Gaitán e Markovic a terem a dupla missão de lançar o fortíssimo contragolpe da turma encarnada bem como criar desiquilíbrios no último terço). O sérvio poderá resolver num lance individual ou fornecer Lima\Rodrigo ou Oscar Cardozo através dos desiquilíbrios que consegue criar no 1×1. Aposto num empate 1-1. O Benfica irá tentar marcar nos primeiros 15 minutos. Se o conseguir fazer dentro desse timing, o Sporting irá reagir até porque já o fez nesta temporada numa situação bem pior no Estádio da Luz. Se o Benfica não marcar na primeira parte, o Sporting irá crescer a partir da meia-hora de jogo e quem sabe até poderá ganhar a partida.

Mário Casinhas – Se o Jesus não inventar, o Benfica ganha claramente.
Basicamente é:
Se jogar o Benfica do SLB vs FCP, o Benfica ganha.
Se jogar o Benfica do Penafiel vs SLB, vai ser mais “Esforço, Dedicação, Devoção, Glória”

Walter Santos – Maxi pereira arranca olhos e não é expulso. É o meu prognóstico.

Eduardo Mendes – Como portista gostava que perdessem os dois, mas como tal não é possivel que seja um empate embora acredite que o boifica irá sair vencedor.

João Borba – vou-me encher de raça, enquanto digo isto, ou melhor, de otimismo..

2-1 sporting

montero, capel; lima

Diogo dos Santos – 2-2.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s