NBA 2013\2014 #32

Da jornada de sexta-feira:

A fantasmagórica exibição dos atiradores exteriores dos Clippers em Chicago. Regressado de lesão, JJ Redick logrou marcar 4 triplos em Chicago logo no primeiro período. Se no final do primeiro período, com uma primeiro período bastante bom dos Bulls, os Clippers venciam por 41-26 (pontuação record num período de uma equipa a jogar no United Center desde que Tom Thibodeau é treinador dos Bulls) a meio do 2º período, para que se tenha noção da avalanche ofensiva praticada no United Center, a equipa orientada por Doc Rivers tinha uma eficácia de lançamento de 3 pts de 90% (10 em 11). Nenhuma equipa da liga seria capaz de contrariar tamanha eficácia. Também convém salientar que no primeiro período, Carlos Boozer esteve em grande evidência com 16 pontos. Só voltaria a fazer mais 6 no 3º período. Acabou o jogo com uma eficácia de 10 em 18.

No segundo tempo, os Bulls tentaram diminuir a diferença. Alavancados por uma excelente exibição de Mike Dunleavy e Taj Gibson (fez 3 lançamentos fora do seu habitual spot de lançamento) os Bulls chegaram a reduzir a diferença para 8, sucumbindo novamente no início do 4º período, onde, habitualmente, Tom Thibodeau praticou a sua rotação by the book. Os melhores marcadores da equipa na partida (Dunleavy e Boozer) acabaram por não ser utilizados no 4º período.

Curiosa stat apresentada durante o jogo revelou que Joakim Noah subiu bastante os seus números nos 9 jogos efectuados pela equipa sem Luol Deng. Dos 10 pontos de média feitos até então, o poste francês subiu para os 14. De 9.6 ressaltos de média subiupara os 12.8 nas 9 partidas realizadas.

Apesar da derrota por 112-95, a equipa dos Bulls continuou o seu bom momento de forma na última madrugada ao bater os Bobcats em Charlotte por 89-87. 8 vitórias nos últimos 10 jogos. DJ Augustin fez season-high com 28 pontos. O base contratado por Chicago nos dias seguintes à lesão de Rose, está claramente a merecer um contrato para as próximas 2\3 épocas. O mais provável é que Chicago lhe ofereça no final do ano um contrato mínimo de veterano a rondar os 1,2 milhões de euros. Por meia temporada, Augustin está a receber 403 mil euros nos Bulls.

Depois da vitória em Chicago, os Clippers foram vencer a Toronto na madrugada de ontem. Fantástica exibição individual (career-high) do sophomore Terence Ross com 51 pontos. Nos últimos dias, jogadores a fazer mais de 40 pontos é um facto banal na liga!

Viral. Os 62 pontos de Carmelo Anthony na vitória dos Knicks sobre os Bobcats no Madison Square Garden por 125-96. Completamente onfire. Para além de ter feito praticamente metade dos pontos da equipa (e de não ter feito mais porque foi poupado por Mike Woodson a 7 minutos e meio do fim da partida) na retina fica a fantástica eficácia do #7 de Nova Iorque com 23 lançamentos certeiros em 35 tentativas, 6 triplos e 13 ressaltos.

Algumas notícias sobre a Liga:

derrick rose rule

1. A Derrick Rose Rule – novas regras contratuais de protecção aos jovens atletas que se destacam nos primeiros anos na liga para efeitos de assinatura de contratos salariais máximos.

“A Designated Player may be eligible to earn 30% of the salary cap (rather than the standard 25%) if he passes certain criteria. To be eligible, the player must be voted to start in two All-Star Games or be named to an All-NBA team twice (at any level), or be named MVP. Officially titled the “5th Year 30% Max Criteria”it has been dubbed (and is more commonly known as) the “Derrick Rose Rule” after the MVP due to the fact that when the criterion was introduced, Rose was the only player in the NBA eligible to sign the maximum extension (due to his MVP award). The reasoning for the rule is to suitably reward rookie players who are considered to be of a higher “caliber” than their peers, without restricting them to the lower (25%) salary level. A player may sign a “5th Year, 30% Max” contract before the final year of his rookie contract and before fulfilling the criteria needed to receive the 30% salary grade. Should the player fail to fulfil the criteria before the start of his Designated Player contract, he will receive the standard five year, 25% Designated Player contract. James Harde of the Houston Rockets had such a clause in his contract extension, but failed to meet the criteria. The only player in the NBA currently attempting to qualify for a full 30% contract is Paul George, who signed a provisional 30%/5 year contract in September, 2013 (George requires entry into only one further All-NBA team in the 2013-14 season, having made the All-NBA 3rd team in 2012-13)”

2. Carmelo Anthony termina contrato no verão e ainda não assinou extensão com os Knicks. O Bleacher Report hipotetiza sobre o futuro do jogador dos Knicks, se bem que creio que Carmelo vai renovar com os Knicks.

Se não o fizer, a única equipa minimamente atractiva com cap suficiente para albergar o seu salário são os Lakers. A equipa de Los Angeles terá no próximo verão cerca de 27 milhões para gastar até atingir o tecto salarial máximo. Melo não irá assinar por menos de um pacote de 100 milhões por 5 anos ou 85 milhões por 4 anos. O único problema que surge para a equipa de Los Angeles é que só tem 3 jogadores subscritos para a próxima época (Kobe Bryant, Steve Nash e Robert Sacre) e uma player option nas mãos de Nick Young para a época 14\15. A contratação de Carmelo irá impreterivelmente obrigar a equipa de Los Angeles a ultrapassar o seu tecto salarial e consequentemente a ter que pagar luxury tax para compor o resto do seu plantel (8 jogadores), brincadeira que não sairá barato à família Russ.

3. A Liga aprovou excepções salariais (o jogador ser pago mas parte do seu salário ser deduzido no cap da equipa) para os Atlanta Hawks e Milwaukee Hawks em virtude das lesões prolongadas no tempo de Al-Hortford e Carlos Delfino (Adrian Wojnarowki\Yahoo Sports)

4. O fenómeno do Tanking voltou a estar em destaque nos últimos dias. Por Tanking designa-se o acontecimento em que uma equipa da NBA perde jogos de forma propositada para poder ir à lotaria do draft em condições de poder ficar num dos primeiros lugares do mesmo e assim poder começar um rebuild (reconstrução de plantel) com epicentro num talentoso rookie.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s