Luis Filipe Vieira e as mentiras que passam por verdades

«Especula-se muito sobre jogadores portugueses, mas as pessoas esquecem-se que isto não é só carregar num botão. Trabalho para ter um Benfica made in Benfica. Se houver saídas, de certeza que as entradas serão da equipa B, com exceção a duas posições, por não termos alternativas: defesa esquerdo e ponta de lança. Tudo será da nossa casa. Também será uma homenagem a Eusébio, que criticava muito o facto de não termos jogadores portugueses e da nossa formação. Em 2020, de certeza mais do que 60 ou 70 por cento dos jogadores do Benfica serão formados na nossa casa»

Estas declarações foram proferidas pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica, há 2 dias atrás, um 1 dia após a morte de Eusébio.

Nota-se no futebol português em geral, mas principalmente no Benfica, a existência regular de mentiras que ditas muitas vezes, passam por verdades. Ao que parece, e pelo que diz Luis Filipe Vieira, o facto do Benfica vir a ter mais jogadores portugueses na equipa principal, podendo ascender até 60/70% dos jogadores do plantel principal, funcionará como um homenagem a Eusébio.

O que muitos se esquecem ou não sabem é que a mudança de mentalidade em termos de gestão que Luis Filipe Vieira revela não é uma promessa ou uma vontade. É uma consequência. Sem entrar em demasiado detalhe, é o resultado do enorme acumular de dívida que o Benfica contraiu desde a entrada de Vieira. Os relatórios financeiros demonstram-no todos os anos, e a dívida apenas tem sido abatida ou disfarçada com muita engenharia financeira, contração de empréstimos atrás de empréstimos para fazer a obra (o que sempre engana uns quantos) e sustentar alguns buracos, e venda de activos todos os anos em valores totais superiores a 50M€. Ah, e alguma lavagem de dinheiro. Sim, porque as vendas e empréstimos a clubes asiáticos e as trocas e baldrocas com a malta lá de Espanha (principalmente Atlético de Madrid) são coisas de santo, querem ver?

O problema vai ser quando o Benfica não conseguir 80M em venda de ativos todos os anos. Ou quando falhar a passagem para os oitavos da Champions dois anos consecutivos. Ou quando o estádio não encher excepto em dias de clássico porque a equipa não joga bem e os adeptos estão divididos em relação ao treinador e fartos de certas “divas” que continuam pelo onze titular (Artur, Maxi Pereira, Luisão). Ou quando os jogadores continuarem a renovar sem saírem, com salários em tom crescente, com seria expectável. Em suma, tudo o que está a acontecer.

Convém ir lembrando que o Benfica poderá estar bem mais próximo de uma fatalidade do que muitos julgam. Um sinal dos tempos. Um sinal também que a imprensa pode estar a ser usada e manipulada. E quem olhar para o Correio da Manhã de hoje também irá perceber porque digo isso. A única chance de sobreviver é baixar drasticamente os custos e expectativas e usar em grande parte o material da casa para sobreviver ou sustentar. Mas felizmente para Vieira, essa já é uma verdade universal, é uma homenagem a um grande ícone do Benfica e de Portugal e a sua obra e a sua forma de pensar é magnífica. Até ao dia.

PS: Ao menos que isto dos jogadores portugueses sirva para dar oportunidade ao Bernardo Silva, que ainda continua na equipa B do Benfica e ninguém sabe porquê.

Advertisements

2 thoughts on “Luis Filipe Vieira e as mentiras que passam por verdades

  1. Borba: é isso os 50 títulos que ele prometeu que ia ganhar no primeiro mandato 😉 Puro populismo típico do Viera!

    Continuo a dizer que o Benfica nunca será um clube de formação porque a filosofia de um clube de formação impele que as equipas que adoptam esse modelo só consigam lutar por títulos a cada 10 anos, ou na melhor das hipóteses quando tiverem possibilidades financeiras para não vender ou cobrir os valores de mercado que os grandes podem oferecer aos seus jogadores e assim segurarem gerações competitivas na integra. A filosofia de formação obriga à constituição de equipas muito jovens, inexperientes e sem maturidade para lidar com situações típicas de pressão quando se lutam por títulos.
    Portanto se perguntares hoje a um adepto do Benfica se é este o modelo que quer para o Benfica, maior parte vai-te mandar ao bilhar grande.

    Concordo totalmente com o que escreveste!

  2. Pingback: frases do dia | Tudo Ao Molho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s