Superbock! Fresquinha! #23

Tudo ao Molho! –

Parece que surtiu efeito a campanha propagandística que o FC Porto “encomendou” a Fernando Santos ontem, na sessão de apresentação do novo livro de Jorge Nuno Pinto da Costa em Lisboa. Santos afirmou que “Fernando tem lugar de caras na selecção” – opinião essa que foi dada, segundo palavras do próprio, “do ponto de vista técnico” – porque é que digo que o FC Porto encomendou o discurso ao actual seleccionador grego? A lógica parece-me óbvia. Fernando afirmou no verão que queria sair. No facebook, o trinco pediu à direcção do Porto que o vendesse ao Mónaco, afirmando que a proposta dos monegascos era “o contrato da sua vida que não iria ter em mais nenhum lado” – como é óbvio nestas situações, a direcção do Porto actuou e dias depois, foi o irmão de Fernando que veio a praça pública dizer que o trinco estava contente no FC Porto, desmontando por completo as afirmações do trinco.

O impasse em redor da renovação de Fernando continua. A lógica nas acções que o Porto efectuou no passado em situações mais ou menos semelhantes diz-me que a naturalização do Brasileiro indicia aquilo que vai\quer\pode ser feito pela SAD do Porto dentro de alguns meses: o jogador naturalizou-se e o FCP tratou de montar a teia ao seleccionador Paulo Bento, que, como bem sabemos disse, respeitando a opinião expressada pelo presidente da Federação, que não iria desencadear qualquer processo de naturalização com o objectivo de recrutar jogadores para posições de carência na selecção. Numa posição em que Miguel Veloso é um indiscutível titular de Bento mas não joga com regularidade no seu clube e William Carvalho, apesar da grande época que está a fazer em Alvalade, ainda não é um seleccionável regular de Paulo Bento, o FCP sente que existe um nicho de oportunidade para o médio recém naturalizado. Necessitados de vender um jogador com muito mercado, necessitado Fernando de se rentabilizar para poder sonhar com um grande clube europeu e consequentemente com um bom contrato (e nesse campo, todos sabemos que se existe prova que valoriza de forma louca um jogador essa prova é o mundial de selecções) é natural que o Porto tenha acordado com o jogador uma renovação mediante a entrada do jogador na selecção nos próximos amigáveis que esta irá fazer em Março de modo a cair no goto de Bento e figurar no lote de convocáveis para o mundial. Nesse caso, explicam-se as palavras do engenheiro do penta assim como o bloco de pressão que o Jornal O Jogo tem montado nas últimas semanas. A ver vamos se Paulo Bento irá continuar com o mesmo discurso ou, pela primeira vez na sua carreira, irá esquecer a sua eterna teimosia e virar o bico ao prego.

Da apresentação do novo livro de Pinto da Costa, pulularam-me também as caricatas declarações de Santos, o Grego. O grego que se vê grego entre os gregos, mas cuja greguice também lhe permite ingerir-se nos assuntos de um possível rival no próximo campeonato nacional. Ao engenheiriadis do pentakis recomendo-lhe que esteja mais atento à selecção que treina e às suas escolhas.

No relvado:

1. O Porto afirmou que Marat Izmailov irá regressar aos treinos após o Natal. O João Borba afirmou aqui os rumores que avançam que o jogador esteve ausente dos treinos durante 3 meses devido a uma depressão. Só se for uma depressão no joelho. Como a imprensa voltou a escrever meia dúzia de palavras sobre o caso, os dirigentes do FC Porto fizeram regressar o jogador como forma de prevenção. Estratégia óbvia para evitar as habituais novelas a que o russo nos acostumou.

2. O Porto joga dentro de uma hora no Dragão contra o Olhanense. Em teoria prevejo um vitória fácil do Porto, motivado pelo triunfo em Vila do Conde no passado Domingo. Recordo que o clube de Olhão foi o único que conseguiu tirar pontos ao FCP no estádio do dragão na época passada num jogo que ficou marcado por uma interrupção devido ao mau tempo que se abateu no Porto naquele dia.

Esta cerveja enfeitiçou-me! –

De Alvalade, entre as habituais bicadas de Bruno de Carvalho aos rivais (reproduzidas nas últimas semanas no jornal do Sporting). Contudo, a semana do Sporting ficou marcada por três acontecimentos:

1. A confirmação de objectivos pela boca de Leonardo Jardim – a Liga dos Campeões.

2. Os rumores em torno do reforço do plantel em Janeiro que deram conta do interesse do Sporting em Evandro do Estoril e Sami do Marítimo, a possibilidade do clube vender já em Janeiro Miguel Lopes (emprestado ao Lyon) aos Alemães do Estugarda, o dossier Elias e a alegada receptividade que os dirigentes leoninos terão em negociar Fito Rinaudo na reabertura do mercado. Se por um lado considero um crime o Sporting vender um profissional exemplar como o é o trinco argentino, jogador que tem aceite de forma exemplar o facto de não ter lugar no onze do Sporting e que contribui decisivamente com a sua experiência no equilíbrio do plantel, por outro lado creio que também é um crime Rinaudo não jogar com regularidade pois é um jogador que seguramente teria o seu espaço em vários clubes por essa europa fora.

3. O acordo de parceria que o Sporting fez com os colombianos do Real Cartagena. A equipa colombiana é uma das melhores equipas de formação do país, tendo sido responsáveis pela formação de grandes jogadores da história futebolística do país como o guarda-redes Faryd Mondragón, Iván Valenciano, ou mais recentemente, seleccionados colombianos como o central Carlos Valdés. O protocolo irá instaurar no clube colombiano um modelo de formação com base no modelo do Sporting (com esse efeito será enviado José Dominguez para coordenador o departamento de formação do clube) e intercâmbio de jogadores com a possibilidade do Sporting receber jogadores dos colombianos nas suas equipas de formação e equipa B à experiência.

Bruno de Carvalho afirmou a propósito do novo protocolo que o Sporting irá receber “os melhores jogadores colombianos” – parecem-me à primeira vista declarações exageradas tendo em conta o futebol de exportação que Atlético Nacional, Deportivo de Cali, Millionários, Independente de Santa Fé, Envigado e La Equidad oferecem regularmente aos clubes europeus e sul-americanos.

Em jeito de piada, creio que os colombianos quiseram fazer esta parceria porque gostaram do corte de cabelo de Dominguez. Como tal, querem fazer molde!

Atiro-te já com os amendoins à tromba, ó lambuças!

Pouco faltou ontem nos Barreiros para que tal tivesse reprodução num relvado da Liga. Marítimo e Braga arrancaram a 14ª jornada com um fantástico jogo de futebol onde os comandados do professor Pardal (o eterno provocador) comeram de cebolada os marítimistas, incapazes de segurar na 2ª parte uma vantagem de 2-o obtida no primeiro tempo.

Destaque óbvio para a arbitragem. Com 2-1 para o Marítimo, Rui Costa lembrou-se de expulsar Derley num lance polémico em que o jogador madeirense salta e atinge com o braço Sasso. Lance para amarelo no máximo no meu entender. Minutos depois não foi capaz de expulsar Salvador Agra num lance em tudo semelhante, com a agravante do jogador ter reclamado de forma veemente um fora-de-jogo inexistente que lhe foi tirado e de ter mandado um empurrão num jogador do Marítimo depois de uma entrada impetuosa deste. A meio da confusão, também ficou por marcar um penalty a favor do Marítimo quando o jogo já se encontrava empatado.

No final do jogo os ânimos aqueceram fruto das habituais provocações de Ruben Micael e do professor pardal junto à linha lateral. Gegé teve mesmo que ser levado por um dirigente do clube madeirense perante o gozo estampado na cara do “nacionalista” Ruben Micael.

A vida do professor Pardal continua difícil em Braga, fruto das suas inenarráveis invenções com os jogadores que possui. Colocar Rafa na ala esquerda parece-me digno de treinador de distrital que não sabe ler o potencial dos seus atletas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s