Rescaldo do Portugal – Suécia (1ª mão do play-off de qualificação para o Brasil ’14)

Ontem, Portugal deu um passo decisivo rumo ao Brasil ’14, com uma vitória sofrida mas justa por 1-0 perante uma Suécia extremamente aguerrida e sólida em termos defensivos. O golo da vitória só surgiu à entrada dos 80′, após um belo cruzamento de Miguel Veloso que só acabou na cabeça de Cristiano Ronaldo.

A equipa sueca foi inteligente na abordagem ao jogo, apesar do bom começo de Portugal que podia ter marcado aos 5′ depois de uma boa jogada colectiva. Aproveitaram a ansiedade dos jogadores portugueses para causar 3 calafrios entre os 5′ e os 15′. A partir daí, Portugal tomou conta do jogo em todas as fases, apesar de uma ou outro boa incursão de Ibrahimovic após segurar a bola (deverá ser o melhor avançado do mundo a fazer essa função). Os suecos limitaram-se a ganhar uma ou outra bola parada e a fixarem-se com solidez num bloco extremamente baixo, com os jogadores muitos juntos. Na saída para o ataque, colocavam a bola de imediato em Ibrahimovic ou pelo chão em Elmander, com Kacaniklic (muito talento nos pés) sempre no apoio e Larsson a aparecer numa fase já adiantada da construção. Uma espécie de “kick-and-rush”.

Como já disse, Portugal teve dificuldades para encaixar com este modelo de jogo. Mas a partir dos 20′, não mais olhou para trás, e a Suécia não teve mais nenhuma oportunidade de jogo. Portugal assumiu o jogo, nem sempre a jogar bem. A insistência nos cruzamentos foi por demais evidente e inconsequente. Faltou mais acerto no último passe. Destaco também o bloco defensivo sueco pelos cortes “in extremis” que fez. Dúvidas subsistiam relativamente a esta linha defensiva sueca, mas em bloco baixo souberam sempre (ou quase sempre) evitar males maiores para a sua baliza. Excelente jogo de Antonsson, que joga no Bologna.

Na segunda parte, Portugal acelerou (e bem) o ritmo do jogo, obrigando os suecos a um nível de concentração e atenção acima da média. Há que destacar a equipa pela atitude que demonstrou ontem. Nada a apontar a um único jogador, até mesmo o Nani, que tinha vindo a demonstrar uma imensa falta de atitude.

E como diz o provérbio “tantas vezes vai o cântaro à fonte”, que eventualmente acabou mesmo por entrar, para fazer explodir o Estádio da Luz de alegria após mais um golo daquele que não merece a Bola de Ouro. Coitado, é mesmo fraquinho.

Até final da partida, Portugal continuou a comandar as operações e poderia ter ampliado para 2-0 não fosse o cabeceamento de Ronaldo embater na barra. 2-0 era uma vantagem ainda melhor…

Em termos individuais, destaco o Ronaldo pelo golo decisivo que marcou. Esteve péssimo na primeira parte, apagado pelas marcações dos suecos e por procurar as alas para causar os desequilíbrios, quando já não é um jogador explosivo nessa zona desde que saiu de Manchester. Na segunda parte, elevou o nível ao estatuto do jogo, puxou a equipa para a frente com a sua mobilidade e capacidade de arrastar as atenções e marcações, e soube estar no momento certo no lugar certo para dar a vitória a Portugal. Reservo o estatuto de homem do jogo para outro enorme jogador: João Moutinho. Esteve brilhante em todas as fases do jogo. Poucos poderão ter dado pela sua exibição, e em muitos jornais foi Ronaldo a ser o melhor, mas a exibição do médio português foi nada abaixo de brilhante. Nota extremamente positiva também para Raúl Meireles. Pesavam-se as dúvidas quanto à sua condição física e ritmo de jogo, mas ajudou Moutinho a dominar o meio-campo e esteve excelente no passe longo.

De resto, bom jogo de Miguel Veloso, Pepe e Bruno Alves. Nota menos para João Pereira, desastrado, inconsequente e provocou um lance que poderia ter dado origem a uma grande penalidade.

Relativamente ao jogo da segunda mão, haverá tempo para falar disso durante estes dias. Todos sabemos que vai ser mais um jogo para roer as unhas até aos cotos, mas hoje está mais fácil do que ontem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s