Superbock! Fresquinha #4

Que raio de cerveja é esta? – Momento hilariante de ouro na televisão Portuguesa. Ontem. RTP Informação. Na habitual conferência de imprensa da Selecção, o jornalista da RTP destacado para cobrir o acontecimento fartou-se de elogiar o “crescido cabelo” de Pepe, chegando mesmo a dizer que o seu novo corte (normalíssimo, como bem sabemos) fazia confundir o jogador com outros como Willian (Chelsea) ou Axel Witsel (Zenit).

Quando Pepe chegou à sala de imprensa, a primeira pergunta desse mesmo jornalista foi: “Pepe, explique-me lá o porquê desse corte de cabelo?”, ao que Pepe respondeu algo como “Deixei crescer o cabelo porque a minha filha gosta de tocar-me nos caracóis” – elucidativo!

Tudo ao Molho! – Sem desrespeito algum pela classe jornalística. Os comentadores desportivos de ambos os lados da barricada andam a dar excessiva importância ao jogo entre Zlatan e Ibrahimovic. Como se a vaga para o mundial fosse decidida por duelo real de FIFA Street Soccer entre os dois craques. Em Portugal, Zlatan é uma espécie de anti-cristo. Um demónio a exorcizar. Nunca vi tanto medo transparecido no comentário desportivo acerca da prestação de um único jogador contra a nossa Selecção. Contudo não é um medo descabido. O que aconteceu aqui à Alemanha, poderá facilmente acontecer à Selecção Portuguesa nos jogos que se avizinham. Contudo não posso deixar de constatar que a maior ameaça da Selecção Sueca vem do seu fortíssimo colectivo. Colectivo que Portugal infelizmente não tem. Já devíamos saber, por experiência própria, pelo conhecimento adquirido que temos do estilo de jogo das equipas nórdicas (afinal de contas, já jogámos vezes sem contas contra as 5 selecções nórdicas nos últimos anos) que estas fazem do colectivo a sua maior arma. São selecções cuja arma individual reside sempre nos avançados. Tirando essa individualidade, colectivamente, apresentam um meio-campo recheado de jogadores com bom toque de bola, boa qualidade de passe e rigor táctico e uma defesa com jogadores muito altos, bons no jogo aéreo e muito pragmáticos ao nível de decisão, ou melhor, dito por outras palavras, que não tem pejo nenhum em atirar a bola para as bancadas as vezes que for preciso.

Esta selecção Sueca é exemplo disso. Dois talentos individuais na frente (Zlatan e Toivonen) um meio-campo cheio de elegantes armadores de jogo que não descuram a vertente táctica (Kallstrom, Wernbloom, Anders Svensson) e uma defesa composta por jogadores altos e eficázes nas tarefas defensivas (Granqvist, Jonas Olsson, Per Nilsson). Ocorre porém que esta selecção tem algum veneno nas laterais. Tanto o lateral-esquerdo do Celtic Glasgow Mickael Lustig como os alas Sebastien Larsson e Rasmus Elm são jogadores com inegáveis capacidades de cruzar com qualidade para a área.

Na imprensa Sueca, destaca-se a fotografia de primeira página que a direcção Editorial do jornal diário “Aftonbladet” publicou ontem. Uma forma de colocar pressão em Cristiano Ronaldo que decerto não irá causar grande mossa na moral do jogador e, que, por outro lado, revela que os suecos temem o internacional português numa escala superior ao temor que sentimos por Zlatan.

Esta cerveja enfeitiçou-me… – Enquanto Mário Figueiredo já está a arrumar a sua secretária e o duelo de palavras entre os grandes da capital continuará até Setembro de 2017, processei com alguma calma as palavras do árbitro Madeirense Marco Ferreira à RTP Madeira. Fiquei espantado com a posição do juiz madeirense em relação a alguns pontos críticos da arbitragem portuguesa, concordando com algumas das opiniões expressadas. Vejo com bons olhos a exposição pública dos relatórios de observação dos árbitros assim como a possibilidade destes prestarem declarações públicas com maior frequência. Duas ideias muito válidas para aplicar no quadro de profissionalização instaurado pela FPF e pela APAF.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s