Prémio Puskas 2013

Foram anunciados hoje os candidatos ao famoso Puskas Award relativo ao ano corrente. São, uma vez mais, 10 candidatos em luta pelo prémio de melhor golo do ano, e temos um golo ‘feito’ na Liga ZON Sagres na lista.

Nemanja Matic (Benfica)
Peter Ankersen (Esbjerg)
Lisa de Vanna (Sky Blue – Feminino)
Antonio Di Natale (Udinese)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia)
Panagiotis Koné (Bolonha)
Daniela Luduena (Pachuca)
Louisa Nécib (Ol. Lyon – Feminino)
Neymar (Brazil)
Juan Manuel Olivera (Naútico)

Pessoalmente, acho uma boa lista de golos, todos eles de elevado grau de dificuldade em termos de execução, mas talvez faltem alguns golos que mereciam estar em detrimento de outros. Como por exemplo, o maravilhoso golo do Arsenal frente ao Norwich, ou o brilhante tiro de Matthew Lowton na ressaca, ou até quando Ricardo Fernandes fez o impossível.

Já desde há uns tempos para cá que a FIFA tem dado especial primazia aos golos acrobáticos em detrimento de um livre bem executado, de uma jogada de equipa (embora neste caso bem representada uma vez com o golo do Náutico), ou de um remate a alta velocidade a mais de 30 metros. Deveria ser uma lista bem mais homogénea, e julgo que deveriam conter uma lista de menções honrosas.

Se tivesse que apostar num vencedor, diria que o golo do Ibrahimovic deverá ser o mais votado, não só pelo belo golo que é, mas também pelo factor Ibrahimovic, já que dificilmente ganhará a Bola de Ouro, será esta a forma de o congratular por mais uma bela época. O golo do Neymar também é um belo golo, e deverá ter muitos votos pela mesma razão que Ibrahimovic. Mas os meus preferidos sejam os golos que encarnam Van Basten na sua perfeição: Peter Ankersen e Antonio Di Natale.

Anúncios

One thought on “Prémio Puskas 2013

  1. Pessoalmente escolhia o do Matic ou do Ankersen. O golo do Matic é um hino ao bom futebol. Se o do Matic foi nomeado também o deveria ser o do Lima ao Sporting pela fantástica jogada do Nico Gaitán. http://www.youtube.com/watch?v=Hwddql5GFLk. O do Ankersen por ser a cópia mais próxima do golo do Van Basten. O do Ricardo Fernandes é uma pena não estar nomeado. Assim como o daquele jogador do Panduri contra a Fiorentina. O Eric qualquer coisa. Talvez para o ano entre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s